A- A A+

O Grupo SABEMI

Processos e Práticas de Gestão

Gonvernança Corporativa

Com o propósito de garantir um crescimento sustentado e agregar valor à sua atividade, o Grupo SABEMI utiliza as melhores práticas de governança corporativa. Nesse sentido, investe forte na excelência de sua gestão, aprimorando o relacionamento com acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, e com a sociedade em geral.

O Conselho de Administração do Grupo SABEMI vem atuando com eficiência na busca de estímulos e inspiração para a empresa atingir as metas delineadas e satisfazer os seus stakeholders. A consolidação dos negócios no segmento de crédito consignado e no mercado de seguros constitui o principal objetivo da diretoria da empresa na orientação das ações dos seus funcionários.

Gestão de Riscos

No Grupo SABEMI, a gestão eficiente dos riscos integra as boas práticas de Governança Corporativa. Por essa razão, foi criado um Comitê de Gestão de Riscos, que se reúne mensalmente para analisar os negócios da organização. Esse gerenciamento tem como objetivo a identificação de eventos que poderiam comprometer as estratégias da empresa na consecução dos seus objetivos. Além disso, o comitê atua na administração desses eventos, contribuindo para o alinhamento das diretrizes inerentes ao risco.

A ferramenta utilizada para o monitoramento é a matriz de riscos, onde são analisados os fatores operacionais, legais, estratégicos e de liquidez. Nesse sentido, a auditoria interna executa testes de avaliação das características de gestão, tecnologia, controles internos e compliance, para validar os aspectos identificados com as áreas auditadas e propor ações para redução dos riscos.

RECURSOS HUMANOS

Gestão de Pessoas

A companhia iniciou o ano de 2018 com 609 colaboradores, o que significa 17,7% mais do que no período anterior. Do total, 69,6% são mulheres e 30,4% homens, assim distribuídos por região do país: 4,5% no norte, 7,5% no nordeste, 65,5% no sul, 16% no sudeste e 6,5% no centro-oeste.  Com 108 novos contratados em 2017, o turnover foi de 3,7%, em razão de reestruturação interna e nas filiais com vistas à ampliação da especialização e produtividade.

O Grupo SABEMI foi destaque pelo 4º ano consecutivo, figurando entre as Melhores Empresas para Trabalhar – RS em 2017, pelo Instituto GPTW. Destaque na premiação SER HUMANO - NACIONAL ABRH 2017, com case próprio. Configurou entre as 150 MELHORES EMPRESAS do Brasil no Guia Você S/A.

Talentos:

Para atrair talentos, a SABEMI mantém o programa Indique um Amigo, que em 2017 premiou 46 colaboradores cujos nomes indicados foram contratados: 50% na matriz, em Porto Alegre, e 50% nas demais regiões de atuação. As vagas disponíveis também são anunciadas internamente como forma de valorizar os profissionais mais destacados. No ano, 46 delas foram preenchidas por meio de processo interno. Outras formas de captação são Infojobs, banco de currículos, indicação externa, Linkedin e consultorias.

Desenvolvimento e capacitação:

O subsistema de Treinamento & Desenvolvimento do Grupo SABEMI realiza a capacitação de colaboradores inovando os processos com a implantação de novos programas e métodos de desenvolvimento.

No ano de 2017 mais de 465 colaboradores foram capacitados através dos cursos disponíveis na plataforma de educação a distância. Foram 2166 participações em cursos online que correspondeu a 2311,57 horas investidas em capacitação nesta modalidade. Totalizando 10643 logins realizados no período.

Entre as principais ações realizadas nesta modalidade encontra-se o programa Alta Performance em Vendas, iniciado em março de 2017, teve como objetivo mapear e identificar as oportunidades de melhorias individuais de cada supervisor de loja, através da aplicação de técnicas e ferramentas. O programa possuiu 10 módulos compostos por videoaulas, apostilas, exercícios e artigos complementares, contemplando uma carga horária de 60 horas.

A plataforma de educação a distância seguiu com modificações em 2017, com o objetivo de modernizar e aprimorar o layout, facilitando a navegação no ambiente de aprendizagem. Além da troca de layout, o acervo aumentou para 408 mídias digitais. Mensalmente foram postados artigos, reportagens, vídeos e materiais para leitura e reflexão, referente aos mais diversos assuntos que permeiam o mundo das vendas e desenvolvimento profissional dos colaboradores do grupo, as quais foram acessadas e comentadas pelos colaboradores, gerando a interação e compartilhamento de conhecimento.

Na modalidade presencial foram conduzidas 128 turmas de capacitação e trocas de conhecimentos e boas práticas de gestão, resultando em 9250 horas de capacitação e desenvolvimento.

Dentre as principais ações de treinamento realizadas na modalidade presencial neste ano, destacam-se a 2ª edição do Programa Decolar para os colaboradores da Matriz Porto Alegre/RS,  Programa de Desenvolvimento de Gerentes, que contemplou encontros mensais com objetivo de integrar e aproximar os gerentes, Programa de Desenvolvimento de Supervisores realizado na Matriz com encontros mensais com foco em desenvolvimento e gestão de equipes.

Foi desenvolvido o Programa Semear que iniciou em julho e segue ocorrendo com encontros semanais para os colaboradores da área do SAC/RETENÇÃO, seu objetivo é contribuir com os mais diversos assuntos que permeiam o Grupo SABEMI, desde temas técnicos até desenvolvimento pessoal.

Desenvolvimento da área Jurídica que iniciou em setembro, com encontros mensais e teve como principal objetivo o engajamento e desenvolvimento da equipe nos conteúdos que abrangem o grupo.

Iniciamos o programa RH e Você com foco na equipe comercial, foram realizados encontros presencias nas lojas com o objetivo de proporcionar conhecimento e capacitação, no contexto técnico, operacional e comportamental, buscando um maior alcance dos resultados da organização, da loja e de seus colaboradores. O programa terá continuidade em 2018 até completar o ciclo de todas as lojas de todos os estados do Brasil.

Iniciamos em 2017 a Implantação do subsistema de Carreira & Desempenho, realizando o desdobramento do BSC (Planejamento Estratégico) em competências organizacionais e individuais, envolvendo a gestão no mapeamento de competências e na estruturação de cargos e salários e automatizando o sistema de avaliações de desempenho.

Saúde, Segurança e Qualidade de Vida:

Em seu terceiro ano consecutivo de atuação, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – representante de 100% dos profissionais – promoveu reuniões mensais com ênfase na prevenção, elaborou e disseminou internamente textos educativos relacionados à saúde. A CIPA, além disso, mantém-se à disposição de gestores e colaboradores para identificar soluções capazes de reduzir qualquer possibilidade de risco

Em 2017, em parceria com a área de Recursos Humanos, a CIPA organizou a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que incluiu cinco palestras e 2 sessões de yoga gratuitas, e envolveu 29% dos colaboradores da matriz, totalizando 177 participações. A satisfação geral dos participantes com a SIPAT apurou 58% de classificação “Excelente” e 42% de classificação “Boa”.

Ainda para estimular os cuidados com a saúde a SABEMI realizou convênio com a GYMPass, uma rede nacional de academias associadas, em que os colaboradores podem ter acesso. A contribuição da empresa é de quase 70%, ficando um baixo valor de investimento para o seu colaborador. O subsídio à vacinação antigripal beneficiou no período 74 colaboradores e seus familiares.

 Tecnologia da Informação (TI)

O Grupo SABEMI investe continuamente em Tecnologia da Informação. Há dois anos, foi ampliada a capacidade do datacenter e novos equipamentos foram adquiridos para suportar a expansão da empresa, que passou a integrar todas as suas filiais com tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol). Foi desenvolvido também um novo sistema de vendas, buscando maior rapidez e assertividade. Além disso, foram automatizadas rotinas do operacional, aumentando a segurança e agilidade dos processos.

Para a área financeira, foi criado um projeto de atualização do sistema de gerenciamento dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), de planejamento e revitalização do sistema jurídico. Ainda em relação a processos, foi concluída a avaliação de maturidade de Governança de TI e iniciou-se um plano de ação para elevar essa maturidade. E no que se refere à segurança da informação, a empresa implantou o Plano de Continuidade de Negócio (PCN) e a avaliação de adequação à ISO 27001.

Auditoria Independente

Conforme o artigo 3º da Resolução nº 118 de 2004 do Conselho Nacional de Seguros Privados, as demonstrações financeiras, que incluem as notas explicativas das sociedades supervisionadas, devem ser auditadas por profissional independente. Em atendimento à resolução, a PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes executa trabalhos de auditoria externa independente das demonstrações financeiras individuais da SABEMI Seguradora S/A e da Sabemi Previdência Privada.

Auditoria Interna

De acordo com o artigo 3º, VIII, § 2º da Circular nº 249 de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a atividade de auditoria interna deve fazer parte do sistema de controle das sociedades supervisionadas. Para atender a exigência, o Grupo SABEMI conta com a W&P Consultores, empresa independente, que atua como responsável pelo setor de auditoria interna e está diretamente subordinada ao Conselho de Administração.

Atualmente, a auditoria interna é vista como um pilar de Governança Corporativa, exercendo o monitoramento e o aperfeiçoamento dos processos para obtenção de maior eficiência operacional. É fundamental no ambiente de controle da empresa e visa diminuir os riscos inerentes ao negócio da SABEMI.

© Grupo Sabemi . Por Aldeia